Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas Gabbi: Skincare para peles oleosas

Olá, seja bem-vindo ao Blog da Inovaê! 

Eu sou a Gabbi Souza, e esse é o quadro Dicas da Gabbi.

Skin Care para pele oleosa 

A rotina de skincare para quem tem pele oleosa precisa dar conta de controlar a oleosidade, evitar o surgimento da acne e ainda hidratar. Isso mesmo! Engana-se quem pensa que a hidratação só é recomendada para as peles secas, viu?

Mas será que você sabe cuidar da pele oleosa? Montamos um esquema com todos os passos necessários para você cuidar da sua pele da melhor maneira possível. Também vamos esclarecer as principais dúvidas e falar sobre as características desse tipo de pele. Para conferir, é só continuar a leitura!

Características da pele oleosa

Reconhecer uma pele oleosa é fácil, já que ela produz oleosidade em excesso. Mas existem outras características que podem ser notadas nesse tipo de pele:

– Poros dilatados: esses furinhos mais abertos na pele, principalmente na zona T e nas bochechas, acontecem por conta da superprodução de sebo pelas glândulas sebáceas. Os poros também podem dilatar por excesso de poluição, resquícios de maquiagem e outras “sujeiras”.

– Excesso de brilho na zona T: aqui estamos falando do brilho causado pela oleosidade mesmo, não do viço. A zona T – que compreende a testa, o nariz e o queixo – tende a produzir mais oleosidade porque é nessa região que se concentram a maior parte das glândulas sebáceas.

– Acne: a acne é causada pelo aumento da produção de sebo pela pele oleosa. Ela resulta nos comedões, que chamamos popularmente de cravos e, quando eles inflamam, acabam virando as espinhas. Além disso, outros fatores também podem causar a acne, como predisposição genética, questões emocionais e hormonais e até mesmo a gravidez.

Atenção ao efeito rebote

Você sabe o que é o efeito rebote? Se você nunca ouviu falar sobre isso, é bom prestar atenção porque pode ser exatamente ele que está causando o excesso de oleosidade na sua pele.

Qualquer tipo de pele, seja seca, mista ou oleosa, precisa de hidratação. Quando o nosso organismo fica desidratado, consequentemente a nossa pele também fica, então ela começa a produzir mais óleo para formar uma camada protetora.

Não é recomendado ficar limpando o rosto o tempo todo, porque isso tira o óleo natural e necessário para a proteção da pele. Assim, a pele fica desprotegida e acaba produzindo ainda mais óleo. Muito interessante, né?

Então nada de ficar lavando o rosto várias vezes por dia e pular o passo da hidratação na hora de cuidar da pele! Ter uma rotina de skincare adequada e beber bastante água é o melhor caminho para uma pele bonita e saudável.

Então vamos aos passos da rotina de skincare para a pele oleosa?

Ao descobrir o seu tipo de pele é oleosa, é hora de investir em cuidados específicos, a diferença na textura, na beleza e na saúde da sua pele são notáveis. Por isso ter uma rotina de skincare é tão importante.

Você deve usar produtinhos específicos, oil free e que ajudem a deixar a oleosidade de fora durante todo o seu dia, seguindo os passos que incluem limpeza, hidratação e proteção solar. 

E eu trouxe aqui, um passo a passo completo, com o intuito de te auxiliar a manter um skincare para pele oleosa diurna e noturna. 

Para sua rotina diurna

O primeiro passo é Higienizar a pele: para remover sujidades do contato com a roupa de cama e, até mesmo, restos de cremes aplicados à noite, além da secreção sebácea produzida. Indico água micelar por ter um pH suave, sem agredir a pele. 

Sempre Lave o rosto com sabonete para pele oleosa: os sabonetes específicos para pele oleosa podem conter niacinamida, que controla a secreção sebácea e a proliferação bacteriana, e ácido salicílico, que remove as células mortas da camada superficial da pele, controlando também a produção sebácea. “O ácido salicílico pode ser usado em diferentes concentrações, conforme o grau de oleosidade da pele e a quantidade de espinhas ou cravos. 

Outro agente que o sabonete pode conter é o ácido glicólico, responsável por promover a renovação celular, removendo as células mortas da superfície. “Isso permite uma superfície mais homogênea da pele, sem tantas alterações de relevo, e evita obstrução dos poros. Interessante em peles mais espessas”, 

Hidratar a pele: Devemos nos preocupar com o pH do hidratante e os princípios ativos da formulação. “De preferência a produtos com base em sérum. Para peles muito oleosas, existe no mercado associação de ácido salicílico com vitamina C, capazes de hidratar e controlar excesso de oleosidade”

A pele oleosa não deve ser ressecada em excesso, para evitar o efeito rebote na produção de sebo. Outro componente que o seu hidratante facial pode conter são os prebióticos: eles auxiliam na manutenção e no equilíbrio da flora bacteriana da pele, impedindo a formação de espinhas ou lesões na pele.

Usar protetor solar: “existem no mercado protetores solares com tecnologia para controle da produção sebácea por algumas horas. O veículo do protetor também é importante para a pele oleosa. Eles devem ser preferencialmente em bases aquosas, aquagel, gel ou sérum. 

Após os passos diurnos, você pode começar a sua rotina de maquiagem.

Rotina noturna

A primeira coisa é Higienizar a pele com água micelar ou demaquilante: é a hora de retirar completamente toda a make! Usar o demaquilante bifásico é importante, caso você use maquiagem resistente à água, por exemplo.

Use sabonetes faciais mais concentrados: à noite é aquele momento em que você pode usar sabonetes faciais com concentrações mais elevadas de ácido salicílico ou de ácido glicólico. 

Aplicar água termal ou tônico facial: esses produtos são indicados para restauração do pH da pele, proporcionando ação calmante e cicatrizante.

Momento da renovação celular da pele com a hidratação: “aqui, entram as fórmulas que contenham retinol e seus derivados para uma pele mais madura e ácido glicólico, os clareadores, em caso de peles com manchas. Hoje conseguimos colocar vários princípios ativos de funções diferentes em uma mesma formulação, otimizando e somando os benefícios de cada um deles para a pele. Então é possível controlar a oleosidade, tratar manchas na pele, hidratar e estimular renovação para obter uma pele mais limpa, saudável e rejuvenescida.

Além de ter essa rotina completa, separamos outros cuidados que são incríveis para o skincare da sua pele. Acompanhe!

Dicas de cuidado para pele oleosa

A primeira dica é manter um cronograma de cuidados durante a manhã, a tarde e a noite. Os cuidados da manhã começam com os passos que enumeramos acima, os da tarde são relacionados à reaplicação do protetor solar (que pode ser em pó) e, à noite, você pode continuar com a sua rotina bem organizada. Anote aí outras dicas!

Lavar bem o rosto de manhã e à noite

Coloque em prática esta dica : Caso pratique esportes e transpire muito, pode lavar sempre após, dando preferência a sabonetes mais suaves, evitando ressecamento em excesso. Por isso também sempre alterne sabonetes: os sabonetes faciais em barra ou líquidos costumam ter formulações diferentes em concentração de ácido. Pela manhã e durante o dia, sabonetes mais suaves. À noite, sabonetes com concentrações mais elevadas.”

Atenção para temperatura da água ao lavar corpo e rosto

Sabia que as altas temperaturas favorecem o aumento da secreção pelas glândulas sebáceas? E isso é o que pode causar mais cravos e espinhas, influenciando no aspecto da sua pele. Então fique de olho!

Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável

Ter uma alimentação saudável ajuda a controlar a flora intestinal e tem efeitos positivos para a pele. Além disso, fuja dos alimentos inflamatórios, porque eles pioram o quadro de oleosidade da pele, favorecendo a contaminação e o aparecimento de acne.

“Alimentos ricos em vitaminas, minerais, com ação antioxidante, são muito bem-vindos na dieta. Evite açúcar industrializado, alimentos com alto índice glicêmico e carboidratos em excesso, já que eles são potentes inflamatórios do organismo e aumentam a secreção sebácea. Hidratação do organismo é fundamental para o bom funcionamento, portanto água é muito bem-vinda.

Uso oral e tópico de probióticos

O uso oral dos probióticos ajuda na flora intestinal, o que influencia no bom funcionamento de todo o organismo. “Existem hoje nutracêuticos com probióticos, vitaminas e minerais que podem ser prescritos para uso oral diariamente e ajudam no controle da inflamação e da acne, além de melhorarem a oleosidade.”

Para uso tópico, vale muito a pena procurar produtos que tenham concentrações de prebióticos para auxiliar na proteção contra as bactérias.

Filtro solar com cor

“Os protetores solares com base são superiores no auxílio à fotoproteção, repelindo mais a radiação solar sobre a pele. Basta indicarmos o melhor veículo para pele oleosa.

Máscara facial uma vez por semana

A dermatologista nos contou que, no dia a dia da rotina facial, ela costuma estabelecer 4 passos, mas, uma vez por semana, pode ser indicada uma máscara facial. Essa máscara entra no passo 3, seguida da hidratação e do protetor solar.

Lembre-se também de tomar cuidado com medicamentos que aumentam a oleosidade e a produção sebácea, bem como evitar a ingestão excessiva de complexos de vitamina B e anabolizantes, porque esse último ocasiona o aumento dos hormônios masculinos e, consequentemente, a oleosidade.

Espero que você já coloque essas dicas em práticas, e tenha um excelente resultado! 

Um grande beijo da Gabs ! 

Conteúdos relacionados

FALE CONOSCO

Endereço: Av. Ayrton Senna, 300 (Sala 1202 Torre 1) - Londrina - PR

Email: contato@inovaeteam.com.br

Telefone: (43) 3367-8503

Atendimento: Seg à Sex / 08h às 18h

Dicas da Gabbi: Skincare para peles oleosas

Olá, seja bem-vindo ao Blog da Inovaê! 

Eu sou a Gabbi Souza, e esse é o quadro Dicas da Gabbi.

Skin Care para pele oleosa 

A rotina de skincare para quem tem pele oleosa precisa dar conta de controlar a oleosidade, evitar o surgimento da acne e ainda hidratar. Isso mesmo! Engana-se quem pensa que a hidratação só é recomendada para as peles secas, viu?

Mas será que você sabe cuidar da pele oleosa? Montamos um esquema com todos os passos necessários para você cuidar da sua pele da melhor maneira possível. Também vamos esclarecer as principais dúvidas e falar sobre as características desse tipo de pele. Para conferir, é só continuar a leitura!

Características da pele oleosa

Reconhecer uma pele oleosa é fácil, já que ela produz oleosidade em excesso. Mas existem outras características que podem ser notadas nesse tipo de pele:

– Poros dilatados: esses furinhos mais abertos na pele, principalmente na zona T e nas bochechas, acontecem por conta da superprodução de sebo pelas glândulas sebáceas. Os poros também podem dilatar por excesso de poluição, resquícios de maquiagem e outras “sujeiras”.

– Excesso de brilho na zona T: aqui estamos falando do brilho causado pela oleosidade mesmo, não do viço. A zona T – que compreende a testa, o nariz e o queixo – tende a produzir mais oleosidade porque é nessa região que se concentram a maior parte das glândulas sebáceas.

– Acne: a acne é causada pelo aumento da produção de sebo pela pele oleosa. Ela resulta nos comedões, que chamamos popularmente de cravos e, quando eles inflamam, acabam virando as espinhas. Além disso, outros fatores também podem causar a acne, como predisposição genética, questões emocionais e hormonais e até mesmo a gravidez.

Atenção ao efeito rebote

Você sabe o que é o efeito rebote? Se você nunca ouviu falar sobre isso, é bom prestar atenção porque pode ser exatamente ele que está causando o excesso de oleosidade na sua pele.

Qualquer tipo de pele, seja seca, mista ou oleosa, precisa de hidratação. Quando o nosso organismo fica desidratado, consequentemente a nossa pele também fica, então ela começa a produzir mais óleo para formar uma camada protetora.

Não é recomendado ficar limpando o rosto o tempo todo, porque isso tira o óleo natural e necessário para a proteção da pele. Assim, a pele fica desprotegida e acaba produzindo ainda mais óleo. Muito interessante, né?

Então nada de ficar lavando o rosto várias vezes por dia e pular o passo da hidratação na hora de cuidar da pele! Ter uma rotina de skincare adequada e beber bastante água é o melhor caminho para uma pele bonita e saudável.

Então vamos aos passos da rotina de skincare para a pele oleosa?

Ao descobrir o seu tipo de pele é oleosa, é hora de investir em cuidados específicos, a diferença na textura, na beleza e na saúde da sua pele são notáveis. Por isso ter uma rotina de skincare é tão importante.

Você deve usar produtinhos específicos, oil free e que ajudem a deixar a oleosidade de fora durante todo o seu dia, seguindo os passos que incluem limpeza, hidratação e proteção solar. 

E eu trouxe aqui, um passo a passo completo, com o intuito de te auxiliar a manter um skincare para pele oleosa diurna e noturna. 

Para sua rotina diurna

O primeiro passo é Higienizar a pele: para remover sujidades do contato com a roupa de cama e, até mesmo, restos de cremes aplicados à noite, além da secreção sebácea produzida. Indico água micelar por ter um pH suave, sem agredir a pele. 

Sempre Lave o rosto com sabonete para pele oleosa: os sabonetes específicos para pele oleosa podem conter niacinamida, que controla a secreção sebácea e a proliferação bacteriana, e ácido salicílico, que remove as células mortas da camada superficial da pele, controlando também a produção sebácea. “O ácido salicílico pode ser usado em diferentes concentrações, conforme o grau de oleosidade da pele e a quantidade de espinhas ou cravos. 

Outro agente que o sabonete pode conter é o ácido glicólico, responsável por promover a renovação celular, removendo as células mortas da superfície. “Isso permite uma superfície mais homogênea da pele, sem tantas alterações de relevo, e evita obstrução dos poros. Interessante em peles mais espessas”, 

Hidratar a pele: Devemos nos preocupar com o pH do hidratante e os princípios ativos da formulação. “De preferência a produtos com base em sérum. Para peles muito oleosas, existe no mercado associação de ácido salicílico com vitamina C, capazes de hidratar e controlar excesso de oleosidade”

A pele oleosa não deve ser ressecada em excesso, para evitar o efeito rebote na produção de sebo. Outro componente que o seu hidratante facial pode conter são os prebióticos: eles auxiliam na manutenção e no equilíbrio da flora bacteriana da pele, impedindo a formação de espinhas ou lesões na pele.

Usar protetor solar: “existem no mercado protetores solares com tecnologia para controle da produção sebácea por algumas horas. O veículo do protetor também é importante para a pele oleosa. Eles devem ser preferencialmente em bases aquosas, aquagel, gel ou sérum. 

Após os passos diurnos, você pode começar a sua rotina de maquiagem.

Rotina noturna

A primeira coisa é Higienizar a pele com água micelar ou demaquilante: é a hora de retirar completamente toda a make! Usar o demaquilante bifásico é importante, caso você use maquiagem resistente à água, por exemplo.

Use sabonetes faciais mais concentrados: à noite é aquele momento em que você pode usar sabonetes faciais com concentrações mais elevadas de ácido salicílico ou de ácido glicólico. 

Aplicar água termal ou tônico facial: esses produtos são indicados para restauração do pH da pele, proporcionando ação calmante e cicatrizante.

Momento da renovação celular da pele com a hidratação: “aqui, entram as fórmulas que contenham retinol e seus derivados para uma pele mais madura e ácido glicólico, os clareadores, em caso de peles com manchas. Hoje conseguimos colocar vários princípios ativos de funções diferentes em uma mesma formulação, otimizando e somando os benefícios de cada um deles para a pele. Então é possível controlar a oleosidade, tratar manchas na pele, hidratar e estimular renovação para obter uma pele mais limpa, saudável e rejuvenescida.

Além de ter essa rotina completa, separamos outros cuidados que são incríveis para o skincare da sua pele. Acompanhe!

Dicas de cuidado para pele oleosa

A primeira dica é manter um cronograma de cuidados durante a manhã, a tarde e a noite. Os cuidados da manhã começam com os passos que enumeramos acima, os da tarde são relacionados à reaplicação do protetor solar (que pode ser em pó) e, à noite, você pode continuar com a sua rotina bem organizada. Anote aí outras dicas!

Lavar bem o rosto de manhã e à noite

Coloque em prática esta dica : Caso pratique esportes e transpire muito, pode lavar sempre após, dando preferência a sabonetes mais suaves, evitando ressecamento em excesso. Por isso também sempre alterne sabonetes: os sabonetes faciais em barra ou líquidos costumam ter formulações diferentes em concentração de ácido. Pela manhã e durante o dia, sabonetes mais suaves. À noite, sabonetes com concentrações mais elevadas.”

Atenção para temperatura da água ao lavar corpo e rosto

Sabia que as altas temperaturas favorecem o aumento da secreção pelas glândulas sebáceas? E isso é o que pode causar mais cravos e espinhas, influenciando no aspecto da sua pele. Então fique de olho!

Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável

Ter uma alimentação saudável ajuda a controlar a flora intestinal e tem efeitos positivos para a pele. Além disso, fuja dos alimentos inflamatórios, porque eles pioram o quadro de oleosidade da pele, favorecendo a contaminação e o aparecimento de acne.

“Alimentos ricos em vitaminas, minerais, com ação antioxidante, são muito bem-vindos na dieta. Evite açúcar industrializado, alimentos com alto índice glicêmico e carboidratos em excesso, já que eles são potentes inflamatórios do organismo e aumentam a secreção sebácea. Hidratação do organismo é fundamental para o bom funcionamento, portanto água é muito bem-vinda.

Uso oral e tópico de probióticos

O uso oral dos probióticos ajuda na flora intestinal, o que influencia no bom funcionamento de todo o organismo. “Existem hoje nutracêuticos com probióticos, vitaminas e minerais que podem ser prescritos para uso oral diariamente e ajudam no controle da inflamação e da acne, além de melhorarem a oleosidade.”

Para uso tópico, vale muito a pena procurar produtos que tenham concentrações de prebióticos para auxiliar na proteção contra as bactérias.

Filtro solar com cor

“Os protetores solares com base são superiores no auxílio à fotoproteção, repelindo mais a radiação solar sobre a pele. Basta indicarmos o melhor veículo para pele oleosa.

Máscara facial uma vez por semana

A dermatologista nos contou que, no dia a dia da rotina facial, ela costuma estabelecer 4 passos, mas, uma vez por semana, pode ser indicada uma máscara facial. Essa máscara entra no passo 3, seguida da hidratação e do protetor solar.

Lembre-se também de tomar cuidado com medicamentos que aumentam a oleosidade e a produção sebácea, bem como evitar a ingestão excessiva de complexos de vitamina B e anabolizantes, porque esse último ocasiona o aumento dos hormônios masculinos e, consequentemente, a oleosidade.

Espero que você já coloque essas dicas em práticas, e tenha um excelente resultado! 

Um grande beijo da Gabs ! 

Conteúdos relacionados

A INOVAÊ

FALE CONOSCO

Endereço: Av. Ayrton Senna,300 / sala 1202 Torre 1 - Londrina PR

Email: contato@inovaeteam.com.br

Telefone: (43) 3367-8503

Atendimento: Seg a Sex / 08h às 18h

NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS